Home > Tutorial > Considerações Finais e Tendência
 
Considerações Finais e Tendência
Written by Eduardo Cabral   

A Reprodução em cativeiro de aves de presa tem actualmente um futuro bastante incerto como actividade económica, dependendo de demasiados factores para podermos efectuar uma previsão credível sobre a sua evolução. Estes factores, dos quais destaco a subsistência da falcoaria como processo de caça apresentam sinais de grande incerteza, contudo, o factor de maior perigosidade, por ser também bastante objectivo e quantificável, é a crescente diminuição da diversidade genética dos reprodutores, como veremos neste ponto.

Quando me comecei a interessar verdadeiramente pela falcoaria, a reprodução em cativeiro de aves de presa, era pouco mais que uma ilusão, uns anos depois passou a ser apanágio de alguns iluminados em todo o mundo, vendendo as aves por preços proibitivos e controlando naturalmente todo o mercado.

Muito caminho se percorreu até ao dia de hoje em que qualquer aspirante a falcoeiro tem acesso a um largo leque de aves de presa a preços muito interessantes.

Esta sobre oferta de aves de presa, deve-se essencialmente, como já referi no início deste manual, à proliferação de criadores, cujo único objectivo é simplesmente criar para se entreterem com um ou dois casais, não se preocupando com a qualidade nem com os custos, pois fazem-no simplesmente por prazer, vendendo posteriormente a sua produção a qualquer preço por não terem espaço para o seu alojamento.

Esta situação obriga a que os criadores profissionais se esquivem a produzir muitos tipos de aves, pois cairiam rapidamente em falência, pois teriam que vender as aves muito abaixo dos custos de produção.

Paradoxalmente, esta situação irá obrigar os criadores profissionais a produzir aves de muito elevada qualidade, quer em tipo quer em genética, podendo deste modo obterem uma diferenciação, fundamental ao seu sucesso.

Esta situação parece já estar a ocorrer com algumas espécies de falcões como gerifaltes brancos e negros, peregrinos pealei, calidus e shains de nuca vermelha e alguns accipiteres como os gaviões negros, açores russos e Albidus, aves estas que actualmente são exclusivamente reproduzidas por um número muito restrito de criadores profissionais.

Acredito ainda que serão introduzidas no mercado, a curto prazo, aves originárias de alguns criadores russos e mais a longo prazo, aves originárias de criadores da América do Sul, que irão sem dúvida revolucionar o tipo de espécies utilizadas na Europa quer de baixo como de alto voo.

Onde acredito que a reprodução em cativeiro irá sofrer um grande revés senão mesmo o seu desaparecimento a longo prazo, tem a haver essencialmente com a pequena diversidade genética que algumas espécies estão a enfrentar, essa diferenciação irá sempre diminuir até ao momento em que seja permitido aos criadores a introdução de uma nova genética através da introdução de espécies selvagens.

Para que isto aconteça, será necessário que os responsáveis pela conservação ao nível global, entendam o importante papel da reprodução em cativeiro de aves de presa  para aliviar a pressão sobre as populações selvagens, com especial incidência nas utilizadas no mundo árabe, permitindo assim a introdução de indivíduos selvagens nos projectos de cria.

 

Falconry products

Image
Art
In this separator we intend to place some art related to falconry. We will begin by oil painting, and for this we have established a protocol with the well known Portuguese artist Vitor Mimoso. If you have a photo of your favourite bird or a...