|
Apesar de no nosso hemisfério a época de reprodução de aves de presa em cativeiro, seja grosso modo de Janeiro a Junho, com poucas excepções como é o caso do Ógea (falco subbuteo) e do peregrino calidus (falco peregrinus calidus) que se prolongam até Agosto, e esta ser de facto a época de mais trabalho, não podemos desprezar a quantidade de tarefas de manutenção que só podemos desempenhar no segundo semestre, assim como a construção de novas instalações, pois é de boa prática manter um bom nível de silencio, durante a época reprodutiva.
Quando termina o período de reprodução, começo o trabalho de limpeza dos viveiros, transferindo casal a casal para o viveiro que tenho disponível, durante esta transferência tenho o cuidado de analisar o aspecto geral da ave, cortar excessos de bicos e eventualmente unhas se estiverem demasiadamente longas, utilizando um simples corta unhas e afiando novamente o bico com o recurso a uma pequena esmeriladora adaptada a um mini berbequim. Verifico também se cada ave tem ectoparasitas aplicando-lhe, caso necessário um spray apropriado; normalmente utilizo um spray chamado ACARADUST que é um composto à base de butóxido de peroponilo; nesta operação, assim como na do corte do bico e unhas deverá ser previamente colocado um caparão na ave, diminuindo-lhe assim o stress. Depois de o casal ser mudado para o viveiro provisório, deixo-as estar um dia sem comida e no dia seguinte dou um pinto a cada ave, ao qual foi previamente injectado 0,02ml (2º traço de uma seringa de insulina) de Ivomec para bovinos, certificando-me que cada ave come efectivamente só um pinto, o que facilmente se consegue, deitando primeiramente um pinto e quando uma começar a comer, deitar o outro. O Ivomec tem como principio activo a Ivermecticina que, quanto a mim, é o produto por excelência, para controlar o excesso de parasitas internos das nossas aves. Repito esta dose cerca de seis meses depois ou nos últimos dias de Dezembro e antes da próxima época de reprodução Seguidamente passaremos então à limpeza do viveiro, utilizando sequencialmente o seguinte procedimento: 1. Retirar as câmaras de circuito interno, efectuando-lhes a manutenção necessária. 2. Retirar todas as partes de astroturfa que irão ser substituídas 3. Utilizar um Soprador de Jardim soprando todas as penas e restos de comida para uma determinada zona, onde serão melhor aspirados. 4. Seguidamente proceder à Lavagem a alta pressão com detergente revolvendo todas as pedras 5. Depois da lavagem estar concluída passaremos abundantemente com água e deixaremos secar durante esse dia. 6. No dia seguinte, utilizando um pulverizador eléctrico ou manual, procederemos à desinfecção, utilizando um desinfectante natural e biodegradável, por exemplo, Virkon-S ou Limoseptic nas porções referidas nas embalagens. 7. Deixo o produto actuar cerca de dois dias, coloco a astroturfa nova nos locais necessários, assim como o CCTV regulando-o antes da introdução das aves, repetindo esta operação para todos os viveiros.
É também neste período que efectuo a manutenção da UPS e respectivas baterias, assim como das incubadoras, eclosoras e UCI’s substituindo todos os filtros. Cerca de um mês antes do início da época de cria, volto a testar todos os equipamentos, incluindo limpeza dos filtros do ar condicionado assim como calibragem de todos os termómetros e higrómetros. Será também nesta altura que deveremos adquirir as peças sobresselentes necessárias aos nossos equipamentos de incubação, como motores, ventoinhas, termóstatos etc.
|